Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança exige garantias da Líbia para levantar embargo sobre armas pedidas

Tripoli, Líbia (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas quer certificar de que as armas de que precisa o Governo líbio de União Nacional não cairão entre as mãos erradas, antes de aprovar o pedido de compra das mesmas, anunciam fontes diplomáticas onusinas.

A Grã-Bretanha, o Egito, a Itália, os Estados Unidos e a Rússia estavam entre os 25 países que decidiram, durante uma reunião realizada em maio último, ajudar o Governo líbio de Fayez al-Sarraj a armar-se face ao Daech (Estado Islâmico).

Estes países decidiram apoiar um pedido do Comité das Sanções das Nações Unidas de levantar o embargo sobre as armas na Líbia, o que, a seu ver, permitirá ao Governo de Al-Sarraj comprar armas, noticiaram este sábado jornais líbios citando estas mesmas fontes.

Mas o Governo de União Nacional apoiado pela ONU deve envidar cada vez mais esforços para defender o seu pedido junto do Comité das Sanções, acrescentaram as fontes.

O Governo líbio de União líbio deve dar garantias durante a apresentação dos pedidos ao Comité das Sanções das Nações Unidas de que não há receio de que as armas exportadas caiam nas mãos de grupos terroristas.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 04junho2016