Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA) reúne-se esta quinta-feira em sessão extraordinária para discutir a evolução da situação na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de uma crise política e securitária agravada por um impasse que impede a organização de eleições gerais que devem renovar a legitimidade das instituições que regem a Líbia, após mais de 14 anos da revolução de fevereiro de 2011, segundo a fonte.
Esta reunião, a primeira ao nível dos chefes de Estado e de Governo da UA, ocorrida desde 2011 em Addis Abeba, na Etiópia, abordará a questão líbia son a égide do Presidente ugandês, Yoweri Museveni, em qualidade do Presidente do CSP para o mês de julho corrente.
O presidente da Comissão da UA, Mahmoudi Ali Yusuf, pronunciará uma declaração liminar sobre o quadro geral da discussãom na presença da representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Hannah Tetteh, que, por sua vez, dará um briefing detalhado sobre a situação prevalecente atualmente naquele país da África do Norte.
O processo política líbia encontra-se num impasse total devido a bloqueios entre os protagonistas da crise líbia, nomeadamente litígios relativos às leis eleitorais e a questões políticas pendentes, como uma divisão institucional com dois governos, sendo um em Tripoli, reconhecido pela comunidade internacional, e outro no leste, asumindo-se como o Parlamento.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 24julho2025