Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU preocupado com situação na Somália

Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança (CS da Organização das Nações Unidas (ONU) exprimiram a sua preocupação em relação à instabilidade da situação de segurança na Somália, saudando contudo o progresso político registado pelo país nos últimos quatro anos.

Num comunicado de imprensa divulgado sexta-feira pela Radio ONU, o CS condenou « os ataques do grupo terrorista Shebab e o recrutamento de crianças no seu movimento ».

O CS saudou no entanto os esforços da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) e o Exército Nacional Somalí para limitar ameaças que representa o movimento Shebab, insistindo na importância da continuação das operações e de ataques contra o movimento rebelde, de maneira coordenada e em conformidade com o direito internacional humanitário, garantindo a proteção dos civis.

Exprimiu a sua preocupação em relação à situação humanitária precária e os efeitos humanitários do fenómeno climático EL Niño, exortando todas as partes em causa a facilitarem a chegada com segurança e sem obstáculo dos trabalhadores humanitários.

Também lhes aconselhou a encontrarem soluções duradouras a favor de um milhão e 100 mil Somális que se deslocaram ao interior do país.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/DD 22abril2016