Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU exprime preocupação por milícias armadas na Líbia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O embaixador britânico, Mark Layer Garant, presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para junho, exprimiu a preocupação dos membros deste órgão da ONU pela situação de segurança e pelas milícias armadas na Líbia.

Falando à imprensa no termo duma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança sobre a Missão das Nações Unidas na Líbia, Garant afirmou a existência dum largo consenso dos membros do Conselho sobre o progresso realizado no país e os seus desafios atuais.

Depois de exprimir a preocupação dos membros do Conselho em relação à situação no país, o embaixador britânico disse que « as milícias armadas que operam fora da autoridade do Estado, da segurança das fronteiras e os detidos nas cadeias geridas por forças não governamentais suscitam uma profunda inquietude do Conselho ».

« O Conselho reafirmou o seu apoio à Missão das Nações Unidas na Líbia e ao representante especial, Tarek Mitri, nomeadamente no domínio da coordenação da ajuda internacional para o país », acrescentou.

O embaixador britânico fez alusão à declaração dos países do G8 (grupo dos oito países mais industrializados do mundo) na qual eles exprimiram o seu apoio ao primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, e o seu compromisso em conceder cada vez mais ajuda nos domínios político e de segurança.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/TON 19junho2013