Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataque contra capacetes azuis em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou vivamente o ataque perpetrado por homens armados contra capacetes azuis em Darfur Oeste, que fez um morto e três feridos.

Num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque quarta-feira, os membros do Conselho apresentaram as suas condolências à família do capacete azul morto durante este ataque, bem como ao Governo do Togo, cujos capacetes azuis atacados são seus cidadãos.

O Conselho convidou o Governo do Sudão a levar os autores deste ataque à justiça, insistindo na necessidade de pôr termo à impunidade dos que cometem este género de ato.

Ele reiterou igualmente o seu apoio total à MINUAD, convidando todas as partes a cooperar com esta Missão Conjunta da União Africana e das Nações Unidas.

Segundo a MINUAD, da qual estes capacetes azuis são membros, uma patrulha da Unidade de Polícia (FPU) do Togo foi atacada por homens armados não identificados a 20 de abril.

Esta equipa de 32 homens efetuava uma patrulha num campo de deslocados internos e regressava à sua base, quando desconhecidos armados de fuzis AK-47 os atacaram, fazendo dois feridos.

No confronto que se seguiu com uma unidade de socorros da MINUAD, dois outros capacetes azuis foram feridos, dos quais um morreu.

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 25abril2012