Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataque contra sua missão em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou com firmeza o ataque de sábado último contra a Missão Conjunta da ONU e União Africana em Darfur (MINUAD) que fez um morto, indica um comunicado divulgado em Nova Iorque.

O CS instou o Governo sudanês a processar os autores deste ataque durante o qual um capacete azul nigeriano morreu e outros agentes da ONU ficaram feridos, dos quais um em estado grave, de acordo com o texto.

« Os membros do Conselho de Segurança apresentaram as suas condolências à família do capacete azul morto neste ataque bem como ao Governo da Nigéria », declarou o embaixador Baso Sanggu da África do Sul que exerce a presidência rotativa do CS para o mês de janeiro corrente.

Ele reiterou igualmente todo o seu apoio à MINUAD instando ao mesmo tempo todas as partes em Darfur a cooperarem com esta missão.

A MINUAD foi desdobrada em 2008 nesta conturbada região ocidental com a missão de proteger os civis, promover um processo de paz inclusivo e garantir a distribuição em toda segurança duma ajuda humanitária na mesma região.

-0- PANA AA/SEG/FJG/AAS/FK/DD 24jan2012