Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU condena ataques contra embaixadas na Líbia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou com veemência a série de ataques terroristas contra as Embaixadas da República da Coreia e de Marrocos na capital líbia, Tripoli.

Num comunicado publicado esta quarta-feira, o Conselho condenou todos os atos de violência contra as instalações diplomáticas e lembrou « a inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares », em virtude do direito internacional, sublinhando as obrigações dos Governos anfitriões de tomar todas as medidas apropriadas para proteger as instalações diplomáticas.

Ele apresentou igualmente as suas mais sentidas condolências às famílias das vítimas e sublinhou a necessidade de julgar os culpados em tribunal.

Os 15 membros do Conselho reafirmaram que o terrorismo constitui uma das ameaças mais graves à paz e à segurança mundiais e defenderam a necessidade de combatê-lo « por todos os meios » em conformidade com o direito internacional.

Os ataques perpetrados a 12 e a 13 de abril corrente fizeram pelo menos dois mortos e múltiplos feridos.

Estas são as últimas escaladas de violência num contexto de negociações em curso facilitadas pela ONU para resolver a crise política neste país.

-0- PANA AA/AR/AKA/TBM/FK/TON 15abril2015