Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU aprova nomeação de diplomata búlgaro como enviado especial na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou terça-feira uma proposta do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, de nomear o diplomata búlgaro Nickolay Mladenov como enviado especial da ONU, na Líbia, anunciaram fontes concordantes.

A nomeação de Mladenov, candidato proposto pelos Estados Unidos, como novo mediador da ONU na Líbia, veio depois da desistência de África, que insistia na nomeação de uma personalidade do continente.

O último representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), o libanês Ghassan Salamé, que renunciou a 02 de março por motivos de saúde, foi substituído interinamente pela sua assistente, a americana Stephanie Williams.

Esta última conseguiu organizar, de 9 a 15 de novembro, um Fórum do Diálogo Político Interlíbio em Túnis, que adotou um roteiro de paz para uma transição política sancionada por eleições gerais, a 24 de dezembro de 2021.

Sob a supervisão da MANUL, as partes em conflito na Líbia assinaram, a 23 de outubro, no quadro da Comissão Militar Conjunta 5 + 5, um acordo de cessar-fogo que vigora até agora.

Num comunicado depois de uma sessão de consulta a portas fechadas, na terça-feira, membros do Conselho de Segurança sublinharam a importância de um mecanismo viável e eficaz de supervisão do cessar-fogo sob a liderança da Líbia, exprimindo o seu desejo de ver um relatório completo do Secretário-Geral sobre as propostas para a supervisão efetiva do cessar-fogo sob os auspícios da ONU.

O Conselho reiterou também o apelo para a retirada de todos os combatentes e mercenários estrangeiros da Líbia.

Recorde-se que o Conselho de Segurança da ONU decidiu, durante a prorrogação, em meados de setembro, do mandato da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia, até 15 de setembro de 2021, reestruturar o cargo de representante especial do Secretário-Geral da ONU.

Em virtude da resolução adotada, o posto foi dividido em dois com um "enviado especial", encarregado da mediação e negociações políticas e um coordenador" tendo por tarefa a gestão administrativa da Missão da ONU trabalhando sob a égide do enviado especial.

Nikolay Mladenov é um político búlgaro que ocupou vários cargos governamentais e diplomáticos, nas Nações Unidas. Foi membro do Parlamento Europeu, entre 2007 e 2009, e integrou a delegação europeia no Iraque, Afeganistão e Israel.

Ele foi nomeado representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque e chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque, em agosto de 2013. Em seguida, foi nomeado coordenador especial para o Processo de Paz no Médio Oriente, em fevereiro de 2015.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 16dez2020