Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU acolhe reunião sobre terrorismo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Presidente americano, Barack Obama, vai convocar uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova Iorque a 25 de setembro sobre a ameaça crescente dos combatentes terroristas estrangeiros, anunciou a representante americana na ONU, Samantha Power.

"No quadro do nosso mandato, o Presidente Obama será o anfitrião duma Cimeira a 25 de setembro para chamar a atenção internacional de alto nível e agir sobre medidas para o fenómeno crescente e perigoso dos combatentes terroristas estrangeiros", afirmou.

A Cimeira vai reunir os chefes de Estado e de Governo que participarão na Assembleia Geral anual das Nações Unidas.

Samantha Power explicou que os eventos dos últimos meses, nomeadamente a expansão dos islamitas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) no Iraque e na Síria, conduziram à necessidade de discutir a questão, "incluindo a triste decapitação terça-feira dum segundo jornalista americano durante as últimas semanas".

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU deplorou as ameaças que representam os combatentes terroristas estrangeiros que regressaram à casa muitas vezes radicalizados e que constituem "a forma mais profunda" de ameaça para os seus concidadãos.

"Será preciso uma enorme quantidade de trabalho pelos Estados-membros da ONU para bloquear este fluxo", considerou.

Ela anunciou que o Conselho de Segurança, durante o mês de setembro, vai realizar um debate aberto sobre as crianças e os conflitos armados com base no último relatório do Secretário-Geral da ONU, que compreende oito países e 51 atores não estatais que perpetram violações contra as crianças, incluindo pela primeira vez o grupo terrorista nigeriano Boko Haram.

A diplomata americana declarou que sobre os outros assuntos a abordar figuram os soldados da paz das Forças das Nações Unidas de Observação do Desengajamento (FNUOD) detidos nos planaltos do Golan, a escalada da violência na Líbia e a renovação da Missão das Nações Unidas na Libéria (MINUL), cujo mandato expira em finais do mês.

-0- PANA AA/SEG/MTA/JSG/MAR/TON 5set2014