Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança condena ataque contra base da missão onusina na RD Congo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou ao Governo da República Democrática do Congo (RDC) para investigar e julgar os autores do ataque de segunda-feira contra uma base da Missão de Manutenção da Paz no Kivu-Norte e que causou a morte de dois "capacetes azuis".

Num comunicado divulgado terça-feira, os 15 membros do Conselho condenam firmemente o ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas (FDA) e durante o qual 18 soldados da paz ficaram igualmente feridos.

"Os membros do Conselho condenaram com a maior firmeza todos os ataques e provocações levados a cabo por grupos armados contra a Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO)", acrescenta o comunicado.

Eles exortaram ainda todos os grupos armados do país a depor as armas, e sublinharam que os ataques contra as forças de manutenção da paz podem constituir crimes de guerra em face do Direito Internacional.

Os membros do Conselho de Segurança exprimiram igualmente as suas mais sinceras condolências e a sua simpatia às famílias dos capacetes azuis mortos, bem com ao Governo da Tanzânia, país de origem dos soldados da paz, e desejaram aos feridos rápidas melhoras.

Reiteraram também o seu pleno apoio à MONUSCO e exprimiram a sua profunda gratidão aos países fornecedores de contingentes e de polícias da MONUSCO.

-0- PANA MA/MTA/JSG/MAR/IZ 11out2017