Agência Panafricana de Notícias

Conselho da UE prorroga mandatos de quatro representantes especiais seus

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Conselho Europeu adotou, nesta segunda-feira, uma série de decisões que prorrogam o mandato de quatro representantes especiais da UE, segundo um comunicado a que a PANA teve acesso.

Entre estes representantes, o Conselho indicou que Emanuela Claudia Del Re viu o seu mandato de representante especial da UE para o Sahel prorrogado para dois anos, até 31 de agosto de 2024, depois de nomeado pela primeira vez a 21 de junho de 2021.

Annette Weber viu igualmente o seu mandato para o Corno de África prorrogado por dois anos, até 31 de agosto de 2024, depois de nomeada pela primeira vez a 21 de junho de 2021.

Os outros representantes, cujo mandato foi prorrogado, são Miroslav Lajčák, o representante para o Diálogo Belgrade-Pristina e Outras Questões Regionais Relativas aos Balcãos Ocidentais, e Tovio Klaar, para o Cáucaso do Sul e a Crise na Geórgia.

Os representantes especiais da UE são propostos pelo alto representante para promover as políticas e os interesses da UE em regiões e países específicos, e garantir uma presença política ativa da UE  nestas regiões, e os primeiros representantes da UE foram designados em 1996.

 

Atualmenrte, nove representantes especiais europeus apoiam o trabalho do alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Josep Borrell.

Trata-se dos quatro representantes especiais bem como dos indicados para a Bósnia-Herzegovina e o Kosovo, e dos para a Ásia Central, o Processo de Paz no Médio Oriente e os Direitos Humanos.

-0- PANA AR/MA/BAI/IS/FK/DD 18julho2022