Agência Panafricana de Notícias

Conselho Presidencial libio reitera compromisso com resultados de conferência de Genebra

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed Al-Manfi, afirmou, segunda-feira em Tripoli, "o empenho da nova autoridade executiva líbia" nos resultados do acordo líbio de Genebra ( em outubro de 2020 na Suíça), segundo um comunicado da referida instituição.

Al-Manti manifestou esta posição durante um encontro com o enviado especial da Organização  das Nações Unidas (ONU), Ján Kubiš, em Tripoli.

Quanto a estes resultados, Al-Manti falou no apoio à reconciliação nacional abrangente, para se construir bases sólidas para esta reconciliação, na procura da unificação de todas as instituições e no apoio, ao processo, das Nações Unidas para  o seguimento do trabalho da Comissão Militar Mista 5+5, composta por cinco membros do Governo líbio legítimo e por cinco outros da milícia do general Khafa Haftar, autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio.

Por sua vez, o enviado da ONU salientou que as Nações Unidas e a missão na Líbia apoiam a estabilidade na Líbia e a solução política alcançada pelas negociações de Genebra (outubro de 2020, na Suíça) para eleições justas a 24 de dezembro de 2021, disse a mesma fonte.

Acrescentou que o chefe da missão onusina  na Líbia expressou o apoio a todos os esforços no sentido de se unificar todas as instituições soberanas e se apoiar a via da Comissão Militar Mista 5 + 5.

Presenciaram o encontro os dois Vice-Presidentes do Conselho Presidencial líbio, Abdallah Al-Lafi e Moussa Al-Kouni, o coordenador da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Raisedon Zenenga, e a coordenadora dos assuntos humanitários da ONU, Georgette Ganon, lê-se no comunicado.

Quinta-feira última, o enviado da ONU disse sentir que as diferentes  partes líbias se recusam a ver potências estrangeiras ou qualquer presença estrangeira no seu território.

Exortou parceiros internacionais a respeitarem esta vontade líbia , durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas.

-0- PANA BY/IS/DIM/DD 23março2021