Agência Panafricana de Notícias

Conselho Norueguês advoga ajuda a favor de Nigerianos refugiados nos Camarões

Abuja, Nigéria (PANA) – O Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC), agência humanitária norueguesa, exorta as autoridades nigerianas e camaronesas a darem ajuda imediata a vários milhares de civis nigerianos que fogem da violência para os Camarões.

"As autoridades em ambos lados da fronteira devem fornecer assistência e segurança necessárias às pessoas deslocadas para permitir aos trabalhadores humanitários fazerem o seu trabalho", declarou o diretor do NRC na Nigéria, Eric Batonon, citado num comunicado publicado segunda-feira.

Segundo ele, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) assinalou na semana passada que mais de nove mil Nigerianos haviam atravessado a fronteira camaronesa, onde eles não encontraram refúgio, na sequência dum ataque mortal perpetrado na cidade de Rann, no nordeste da Nigéria.

"O regresso forçado de civis a zonas de violência constitui uma violação dos acordos internacionais e regionais, tal como o Acordo Tripartido, que garantem a proteção e os direitos das pessoas deslocadas à força", recordou.

Indicou que o NRC está "profundamente preocupado" com a recente onde de violência, sublinhando que, atualmente, não permanecerá nenhuma organização humanitária em Rann para avaliar, ao certo, as necessidades humanitárias e o número de pessoas encontradas na cidade.

-0- PANA MA/ASA/JSG/FK/DD 24jan2019