Agência Panafricana de Notícias

Conselho Europeu saúda nova aliança África-Europa para investimentos e empregos

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Conselho Europeu saudou quarta-feira a iniciativa da Comissão Europeia para uma nova aliança África-Europa para o Investimento e Empregos Duradouros em África, soube-se de fonte oficial.

O Conselho fê-lo por ocasião da passagem pelo Parlamento Europeu de Bill Gates,
fundador de Microsoft, de Tim Cook, Presidente do Conselho de Administração de Apple, de acordo com a mesma fonte.

Nessa ocasião, foi assinado por Gates e pelo comissário europeu para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, um acordo sobre uma ajuda financeira de 54 milhões de euros ao Fundo Europeu de Investimento Externo a favor de África, visando, em prioridade, o setor da saúde na África Subsariana.

A segurança informática é a vertente mais bem-sucedida no mundo digital devido à necessidade de proteger dados de pessoas, de empresas e também de partidos políticos, nomeadamente devido à ameaça que faz pairar a piratagem informática sobre resultados eleitorais, sobretudo em África.

O Fundo de Investimento Externo Europeu para África e o Fundo Fiducial para África são instrumentos considerados pelo Conselho Europeu entre recursos necessários para a parceria reforçada com o continente negro.

A Fundação Bill e Melinda Gates é uma organização americana humanista filantrópica que se deu como missão dar à população mundial, nomeadamente africana, inovações em matéria de saúde e de aquisição de conhecimentos.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 25out2018