Agência Panafricana de Notícias

Congresso do MPLA aprova por aclamação Moção de Estratégia do líder

Luanda, Angola (PANA) - Os dois mil e 530 delegados ao sétimo congresso ordinário do MPLA, partido no poder em Angola, aprovaram esta quinta-feira, por aclamação, a Moção de Estratégia apresentada pelo seu líder, José Eduardo dos Santos, como linhas orientadoras dos destinos do partido e do Estado angolano para os próximos cinco anos.

O texto retrata as linhas de ação de José Eduardo dos Santos nas vertentes da vida interna do partido e sua inserção na sociedade, a reforma do Estado e os pressupostos e fundamentos da economia nacional.

No domínio económico, José Eduardo dos Santos, único candidato à sua própria sucessão na liderança do partido, propõe a instauração em Angola de um “novo ciclo económico”, fora da dependência do petróleo.

A Moção de Estratégia assenta na consolidação da paz, na promoção do desenvolvimento de uma sociedade civil participativa, na edificação de um Estado democrático forte e moderno, no desenvolvimento sustentável e transformação da economia bem como no desenvolvimento do setor privado e da competitividade.

As linhas mestras do documento visam também promover o desenvolvimento humano, incentivar o emprego remunerador e produtivo, garantir o desenvolvimento harmonioso do território, fortalecer e modernizar o sistema de segurança nacional, bem como promover o reforço do papel de Angola no contexto internacional e regional.

Para além desta Moção de Estratégia do líder, o sétimo congresso ordinário do MPLA, iniciado quarta-feira para terminar sábado, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, vai ainda proceder a ajustamentos aos estatutos do partido e eleger o presidente do partido e o seu Comité Central, agora alargado dos atuais 311 membros para 363.

-0- PANA ANGOP/IZ 18ago2016