Agência Panafricana de Notícias

Congo transporta 2 mil militares tchadianos para Mali

Brazzaville, Congo (PANA) – A República do Congo assegura o transporte de dois mil soldados tchadianos para o Mali, no quadro da força africana, estimada em 3.300 soldados, encarregada de ajudar as tropas deste país da África Ocidental a combater os rebeldes islamitas, anuncia um comunicado oficial divulgado sábado em Brazzaville.

"Através deste apoio logístico, o Congo, que age em conformidade com as boas relações diplomáticas que mantém com os dois países irmãos, o Tchad e o Mali, quer reafirmar o seu compromisso com a paz no continente africano e, principalmente, no norte do Mali", precisa o comunicado da Presidência congolesa.

Há mais de nove meses, o norte do Mali está ocupado por grupos islamitas armados, na sequência do golpe de Estado militar em 2012 que enfraqueceu as tropas do país.

A 11 de janeiro último, tropas francesas, em apoio aos soldados malianos, lançaram uma operação com vista a parar a ofensiva dos grupos armados islamitas.

Diversos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e outros países africanos decidiram enviar igualmente tropas ao Mali.

-0- PANA MB/JSG/CJB/TON 19jan2013