Agência Panafricana de Notícias

Congo toma medidas de controlo nas fronteiras contra surto de Ébola

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês tomou medidas com vista a melhor controlar os movimentos transfronteiriços para lutar contra a febre hemorrágica de Ébola que afeta quatro países da África Ocidental, anunciou quinta-feira o diretor departamental de Saúde de Brazzaville, Dominique Obissi.

"Apesar de nenhum caso de Ébola ter sido até agora detetado no Congo, os responsáveis sanitários e outros parceiros da saúde instauraram uma barragem sanitária para filtrar as pessoas suspeitas", indicou Obissi.

"No aeroporto de Maya-Maya de Brazzaville distribuímos folhetos que dão algumas informações aos viajantes sobre o Ébola, bem como fichas para preencher por cada passageiro para informar eventuais casos. Se alguém tiver febre deve deslocar-se o mais rápido possível ao serviço da saúde", acrescentou.

Segundo ele, roupas de proteção que permitem entrar em contato com um paciente que contraiu o vírus do Ébola foram fornecidas.

O diretor departamental da Saúde apelou à população congolesa a observar medidas de higiene estritas, nomeadamente a lavagem sistemática das mãos, para prevenir qualquer contaminação pelo vírus do Ébola.

A epidemia do virus de Ébola, que afeta a Serra Leoa, a Guiné Conakry, a Libéria e em menor grau a Nigéria, já fez mil e 350 vítimas, segundo um novo balanço elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 21agosto2014