Agência Panafricana de Notícias

Congo sob ameaça de epidemia de Ébola

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo, país coberto por 60 porcento de floresta, está sob uma tripla ameaça da epidemia do vírus do Ébola que assola a África Ocidental e a República Democrática do Congo (RDC) vizinha, segundo as autoridades sanitárias congolesas.

« O Congo está sob uma tripla ameaça de Ébola : primeiro somos um país endémico (forte presença de ecossistemas florestais), em segundo lugar a região da Likouala (Norte) é fronteiriça com o Equador, na RD Congo, onde se registaram mortes por Ébola e em terceiro há vários cidadãos da África Ocidental que chegam ao nosso país e às vezes clandestinamente pelas costas », indicou sexta-feira o Dr. Jean Vivien Moumbouli, do Laboratório Nacional de Saúde Pública.

O Dr. Moumbouli é vários outros médicos presidirama uma formação promovida pelo Ministério da Saúde em benefício dos jornalistas para os pôr na primeira linha da sensibilização e da luta contra o vírus do Ébola.

O Congo conheceu várias crises do vírus do Ébola entre 2000 e 2005, quando foi registada a última com 106 casos e 10 mortos, nomeadamente na região da Bacia Oeste, no Noroeste, que acolhe o maior parque do país.

As epidemias registadas no Congo fizeram igualmente vítimas entre os animais.

« Antes de 2001, o parque de Odzala contava pelo menos 40 mil gorilas. Depois da passagem do surto, apenas recenseamos 24 mil gorilas. Não podemos dizer que foram abatidos pelos caçadores, mas dizimados pelo Ébola, que é uma doença perigosa », indicou o Dr. Alain Ondzié, da World Conservation Society (WCS), uma ONG americana de proteção e conservação da natureza.

« O reservatório do Ébola parece encontrar-se na floresta e nas savanas da África Ocidental e Central », revelou o epidemiologista Paul Boumandoki.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 5set2014