Agência Panafricana de Notícias

Congo precisa de $ 420 milhões para reabilitar 285 quilómetros de via férrea no sul

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês está a negociar com a empresa mineira sul-africana Exxaro e outras instituições financeiras para mobilizar 200 biliões de francos CFA (mais de 420 milhões de dólares americanos) necessários à reabilitação dum troço de 285 quilómetros da via férrea que liga Mont-Bello e Mbinda, na região de Niari, no sul do país.

«Devido ao seu estado crítico, a reabilitação completa exige 200 biliões de francos CFA. Sozinhos, não teremos a possibilidade de garantir um tal investimento, daí as negociações com os investidores potenciais”, explicou terça-feira aos deputados o ministro da Reestruturação Territorial e Delegação Geral às Grandes Obras, Jean-Jacques Bouya.

Parte integrante do sistema dos Caminhos de Ferro do Congo, este troço encontra-se num estado de degradação que dificulta o seu tráfego, de acordo com o governante.

Para melhorar os serviços do Caminho de Ferro Congo-Oceano (CFCO), prosseguiu, está prevista para este ano, no orçamento do Estado, a aquisição de 10 locomotivas.

A empresa Exxaro já importou oito locomotivas e cerca de 60 vagões, indicou o ministro Bouya.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 22abril2014