Agência Panafricana de Notícias

Congo lança projeto de eletrificação rural

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês lançou quinta-feira um projeto de eletrificação rural com base em pequenas centrais hidroelétricas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo para o Ambiente Mundial (FEM), anuncia esta sexta-feira um comunicado oficial.

Este projeto, denominado "As Mini-redes Hidroelétricas para a Eletrificação Rural", inscreve-se no quadro da promoção, produção e distribuição das energias limpas com vista a impulsar um desenvolvimento económico endógeno nas zonas rurais.

Segundo o representante residente adjunto do PNUD no Congo, Eloi Kouadio IV, este projeto consiste em promover a eletrificação rural pelo reforço do investimento nas mini-redes a partir das pequenas centrais hidroelétricas.

"Este programa permitirá (...) aumentar a taxa de acesso à eletricidade das populações rurais passando de 5,6 porcento para 50 porcento até 2015 e contribuir para a redução da pobreza, favorecendo a diminuição das emissões de gás com efeito de estufa", explica.

Após a fase de preparação de três meses, um documento do projeto será desenvolvido porque as atividades devem iniciar-se em agosto de 2015 para a instalação das primeiras micro-centrais.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 27junho2014