Agência Panafricana de Notícias

Congo lança campanha de operação gratuita da fístula

Brazzaville- Congo (PANA) -- Uma campanha de operação gratuita da fístula urogenital está em curso no Congo graças a um financiamento do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), em parceria com o Ministério congolês da Saúde e População, constatou a PANA no local.
Uma primeira campanha já tinha sido organizada em 2008 neste país, lembre-se.
As intervenções cirúrgicas, feitas no Centro Hospitalar Universitário de Brazzaville (CHU), consistem em fechar o furo a nível da bexiga para que a mulher seja continente e possa urinar normalmente.
Atualmente, mais de 144 mulheres que sofrem desta doença foram recenseadas no país, 73 increveram-se para serem operadas gratuitamente e 23 foram efetivamente operadas.
A fístula é considerada pelas mulheres como uma doença da vergonha daí a sua reticência de se apresentar.
Nos países subdesenvolvidos, as fístulas vesicovaginais são frequentes e devem-se a partos difíceis, enquanto elas são raras nos países desenvolvidos.
No Congo, o FNUAP financia as despesas médicas da operação com um milhão de francos CFA (cerca de mil 993 dólares americanos) para cada doente, e esta assistência inclui as intervenções cirúrgicas, os exames clínicos e a hospitalização dos pacientes.
O custo normal da intervenção da fístula oscila entre 400 e um milhão de francos CFA (773 a mil 993 dólares americanos).