Agência Panafricana de Notícias

Congo e Rússia projetam cooperação para lutar contra terrorismo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo e a Rússia vão juntar esforços para lutar contra fenómeno do terrorismo internacional, anunciou segunda-feira, em Brazzaville, o embaixador da Federação da Rússia no Congo, Valery Mikhailov, no termo dum encontro com o presidente do Senado congolês, André Obami Itou, segundo a Rádio Pública.

Segundo o diplomata russo, que veio transmitir uma mensagem da presidente da Câmara Alta do Parlamento da Rússia ao seu homólogo congolês, os dois países vão utilizar a cooperação parlamentar para reforçar esta luta contra o terrorismo internacional.

Esta cooperação passa também pela adoção duma regulamentação que permita aos países reforçar a sua participação e o seu impacto na luta contra o terrorismo internacional, disse.

As duas partes abordaram igualmente a necessidade de instaurar o diálogo parlamentar entre os dois Estados uma vez que, argumentou Valery Mikhailov, o Congo e a Federação da Rússia "partilham as mesmas opiniões".

"Hoje, devemos utilizar todos os meios possíveis. É apenas juntos que podemos lutar contra esta ameaça e obter a vitória”, concluiu o diplomata russo.

-0- PANA MB/BEH/FK/IZ 22dez2015