Agência Panafricana de Notícias

Congo e França rubricam três convenções de defesa

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo e a França assinaram segunda-feira, em Brazzaville, três convenções no domínio da Defesa, testemunhando a vitalidade das relações de cooperação militar e de defesa entre os dois países, anunciou a rádio pública.

As três convenções têm por objetivo permitir  às Forças Armadas Congolesas (FAC)  participar na iniciativa de defesa africana e nas  operações de manutenção da paz no continente, entre outros.

A primeira versa sobre o apoio à formação, ao treinamento e à organização do comando operacional das FAC, prevendo a intervenção de elementos franceses do Gabão no quadro da missão de apoio.

Por seu turno, a segunda concerne ao apoio ao comando e à organização da Marinha Nacional, que tem um impacto particular no Congo e para todos os países ribeirinhos do Golfo da Guiné.

Finalmente, a terceira convenção é relativa à Escola Nacional de Vocação Regional no domínio da engenharia civil.

Assinaram os documentos o ministro congolês da Defesa Nacional, Charles Richard Mondjo, e o embaixador de França no Congo, Bertrand Cochery. 

Na ocasião, o diplomata francês indicou que este domínio é de capital importância, porque permite garantir a deslocação das tropas em estradas em mau estado bem como a operação de desdobramento de tropas.

Estes contratos, prosseguiu o diplomata francês, fazem parte dos objetivos e das ações diárias de França, no Congo, para que as FAC possam ser de  novo totalmente elegíveis às operações de manutenção da paz.

"É uma forma também de desenvolver toda esta fraternidade de armas e o conhecimento que nós continuamos a colocar ao serviço das Forças Armadas Congolesas, pois precisamos todos, nomeadamente enquanto países-membros das Nações Unidas, de ter  forças armadas africanas capazes de intervir no terreno no quadro da operação de manutenção da paz; tal foi o caso da presença  das tropas congolesas na República Centroafricana”, declarou.

O embaixador emitiu ainda o desejo de voltar a ver as tropas congolesas participar em operações de defesa e manutenção da paz.

-0- PANA MB/TBM/SOC/FK/IZ  16abril2019