Agência Panafricana de Notícias

Congo e Camarões exploram ferro na fronteira comum

Brazzaville, Congo (PANA) - Os Camarões e o Congo tencionam explorar em comum o ferro na fronteira entre os dois países, anunciou segunda-feira em Brazzaville o ministro camaronês das Minas, Louis-Paul Motaze, no termo duma audiência com o Presidente congolês, Denis Sassou-Nguesso.

"O meu país concede uma importância considerável ao projeto comum ligado à exploração do ferro na fronteira dos Camarões e do Congo. A zona é denominada Mbala nos Camarões e Nabemba, no Congo", indicou Motaze, explicando a vantagem para os dois países de desenvolver este projeto comum que tem um caráter integrador e é suscetível de impulsionar o desenvolvimento do setor mineiro nos dois Estados.

Segundo o ministro, a audiência abordou igualmente a barragem hidroelétrica de Cholet, que tem uma capacidade de produção de 600 megawatts, e que, sublinhou, vai render muito à economia dos dois países.

"São projetos para os quais o Congo e os Camarões têm uma grande vantagem no sentido de atrair doadores multilaterais por serem integradores", afirmou Motaze.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 19ago2014