Agência Panafricana de Notícias

Congo e Camarões assinam acordo para exploração de jazigos mineiros

Brazzaville, Congo (PANA) - O Congo e os Camarões instauraram um comité interestatal para a gestão comum da exploração de dois jazigos mineiros, anunciou um comunicado do Ministerio congolês das Minas e Geologia divulgado sexta-feira em Brazzaville.

Segundo o comunicado, este comité instaurado após dois dias de concertação entre peritos congoleses e camaroneses vai permitir a ambos os países estabelecer estratégias para uma gestão comum da exploração dos jazigos de ferro de Nabemba, no norte do Congo, e de Mbalam, na fronteira entre os dois países.

"As duas partes engajaram-se em colaborar e em conjugar os seus esforços para identificar todos os obstáculos que poderão atrasar ou comprometer a realização deste projeto", sublinha o comunicado.

Neste sentido, está prevista nos próximos dias a assinatura dum acordo bilateral para regular juridicamente esta atividade económica entre os dois países.

Este acordo vai permitir ao Congo proceder à execução da primeira fase da exploração dos minérios na parte norte do país, via o caminho de ferro camaronês e o porto em água profunda de Kribi (Camarões), indica o comunicado.

No quadro da integração sub-regional, o Congo e os Camarões já realizaram vários projetos como a construção da estrada Kéita-Djoum-Sagmalima e a barragem hidroelétrica de Cholet.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 28set2012