Agência Panafricana de Notícias

Congo disponibiliza $ dois milhões para cultivo de mandioca e bananas em 2014

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo do Congo-Brazzaville vai desembolsar, em 2014, 11 biliões de francos CFA (mais de dois milhões de dólares americanos) para garantir a segurança alimentar no país e criar empregos através da cultivo de mandioca e de bananas, anunciou um comunicado oficial divulgado, terça-feira.

Para levar bem a cabo este projeto, o ministério congolês da Agricultura vai nomeadamente proceder à distribuição gratuita de plantas de mandioca e à compra de terras.

Para limitar as importações e garantir a segurança alimentar, o Congo lançou em 2010 um projeto de 26 milhões de dólares para a construção de "novas aldeias agrícolas".

Segundo o comunicado do Ministério da Agricultura, este empreendimento permitiu, por exemplo, reduzir para metade a fatura das importações de ovos estimadas, anualmente, em 13 milhões de dólares americanos.

O Congo parece estar no bom caminho, pois o país produziu, em 2011, seis milhões e 600 mil ovos.

Em 2011, o Congo atribuiu, igualmente, 180 mil hectares de terras aráveis a um grupo de fazendeiros sul-africanos, na região de Niari, no sul do país, que conseguiram plantar aí mil 200 hectares de milho, lê-se no texto.

-0- PANA MB/JSG/IBA/CJB/DD 22jan2014