Agência Panafricana de Notícias

Congo cria estrutura para lutar contra banditismo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo vai criar uma estrutura encarregada de lutar contra o grande e o pequeno bandistimo no país, anunciou terça-feira o ministro congolês do Interior e Descentralização, Raymond Zéphirin Mboulou.

Segundo o governante, o Governo congolês está a refletir sobre a possibilidade de instaurar uma estrutura destinada a reduzir o grande e o pequeno banditismo.

Será composto por elementos da força pública, parentes dos supostos bandidos e confissões religiosas, explicou Mboulou quando respondia a uma questão na Assembleia Nacional.

Ele notou que, há mais de dois anos, apareceu, em Brazzaville, um fenómeno de « bebés negros », agrupando jovens menores na origem da subida dos níveis do grande e pequeno banditismo na capital do país e em Ponta Negra, a segunda cidade.

A menoridade penal destes jovens delinquentes, cuja idade varia entre 09 e 15 anos, constitui um problema para a força pública, nomeadamente a nível das sanções a aplicar-lhes, disse.

O ministro indicou que, desde o aparecimento deste fenómeno, quase 400 jovens foram ouvidos pelo procurador da República e libertos em seguida devido à sua idade.

O Governo decidiu deter os pais dos supostos bandidos, alegando que as suas crianças são menores, sublinhou Mboulou.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 14dez2016