Agência Panafricana de Notícias

Congo comercializa mais de 4000 toneladas de cacau para campanha de 2010

Brazzaville, Congo (PANA) – Mais de quatro mil toneladas de cacau foram comercializadas durante a campanha de 2010 que terminou recentemente no departamento de Likouala, principal produtor, no nordeste do Congo, anunciou quarta-feira em Brazzaville, o ministro congolês da Agricultura e Pecuária, Rigobert Maboundou.

"A comercialização realizou-se em muito boas condições, com uma produção que se reinicia" , regozijou-se o governante congolês, afirmando tratar-se de um bom sinal para o futuro do cacau congolês.

Durante esta campanha de comercialização, o preço aprovado do cacau de qualidade superior foi fixado em 650 francos CFA por quilograma, lembrou o ministro, sublinhando que medidas foram tomadas para reforçar os dispositivos do lado dos produtores e da organização dos que garantem a comercialização, para resultados melhores no fim deste ano.

"Nós consideramos que, a partir de agora, a reabilitação do setor do cacau foi relançada", acrescentou Maboundou , instando os jovens a interessar-se por esta cultura para substituir os pioneiros.

Após vários anos de abandono, na sequência da onda de violência que o Congo registou em 1997, a cultura de cacau foi relançada em 2009 na província de Likouala.

-0- PANA MB/JSG/IBA/FK/IZ 21abril2011