Agência Panafricana de Notícias

Congo com resultados encorajadores no tratamento da malária e cesarianas

Brazzaville, Congo (PANA) - Resultados preliminares incentivadores às medidas de gratuidade do tratamento da malária e das cesarianas no Congo foram registadas por diferentes serviços sanitários em todo o país, anunciou segunda-feira em Brazzaville o diretor-geral da Saúde do Ministério congolês da Saúde e População, Elexis Elira Dokékias.

Quanto às cesarianas, cuja gratuidade se aplica em 34 hospitais do país desde março de 2011, Dokékias indicou que, até 23 de outubro último, três mil intervenções foram praticadas de um total de 26 mil partos.

"O impacto revela que a mortalidade materna foi reduzida de modo drástica; das três mil cesarianas realizadas. Lamentamos quatro casos de falecimento materno ligados essencialmente a mulheres que não faziam consultas prenatais ou que chegam ao hospital muito tarde", comentou o responsável.

Ele reconheceu todavia que a taxa de mortalidade neonatal continua ainda muito alta até à data presente.

Quanto ao paludismo, Dokékias precisou que a implementação da gratuidade do tratamento das formas simples desta doença se aplica desde 2010 nos Centros de Saúde Integrados (CSI) e nos postos de saúde confissionais.

Quanto às formas graves, acrescentou, a aplicação da gratuidade é efetiva em hospitais de referência e de base.

"Assistimos atualmente à redução dos casos de hospitalização para o paludismo e à baixa das formas graves desta patologia nos serviços dos cuidados intensivos da pediatria do Centro Hospitalar Universitário de Brazzaville", afirmou o diretor-geral da Saúde, antes de declarar que estes casos diminuiram mais de 75 porcentyo neste estabelecimento desde a aplicação da medida.

Apesar destas observações bastantes otimistas sobre o futuro das medidas que visam o melhoramento do estado de saúde da população e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, Dokékias reconheceu que deficiências constatadas implicam ainda importantes desafios a enfrentar para a realização destes objetivos.

Entre estas deficiências, disse, figuram as ligadas à ética do pessoal médico, ao abastecimento de produtos e de consumíveis pela central das compras, pela Congolesa dos Medicamentos Genéricos (COMEG), e aos hábitos dos patientes potenciais.

"Por exemplo, 90 percento das cesarianas realizadas não são programadas, têm um caráter de emergência, pois os pacientes esperam que as suas situações se agravem antes de se apresentar num hospital", lamentou.

-0- PANA MB/TBM/CJB/DD 07nov2011