Agência Panafricana de Notícias

Congo com reservas provadas de dois biliões de barris de hidrocarbonetos

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo dispõe de reservas provadas de hidrocarbonetos de dois biliões de barris, anunciou quinta-feira o presidente executivo da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extrativas (ITIE) no país, Florent Michel Okoko.

Falando durante uma cerimónia de apresentação, em Brazzaville, do quinto relatório da ITIE para o ano de 2012, Okoko declarou que o país tem ainda reservas significativas de areias betuminosas na ordem de dois biliões e 500 milhões de barris, concentradas essencialmente em Kouilou, no sul do país.

As reservas de gás, principalmente offshore, são superiores a 100 biliões de metros cúbicos, o que coloca o Congo na quinta posição das reservas provadas de gás natural na África Subsariana, disse.

Com uma produção diária de cerca de 300 mil barris de crude, equivalentes a 100 milhões de barris por ano, o país foi, em 2012, o quarto produtor de crude da África Subsariana.

Atualmente, o Congo está confrontado com uma diminuição do seu nível de produção, devido à chegada à maturidade de alguns poços, estando as previsões a um nível de produção média na ordem de 270 mil barris por dia até 2020, se não forem realizadas novas descobertas significativas a curto prazo, sublinha a ITIE.

Por outro lado, a produção de gás butano e propano teria atingido, em 2012, o equivalente a quatro milhões de barris, provenientes dos campos offshore de Nkossa e Nsoko, e exportada do terminal offshore de Nkossa II.

-0- PANA MB/TBM/IBA/FK/IZ 20fev2014