Agência Panafricana de Notícias

Congo com novos procedimentos de controlo da qualidade de equipamentos importados

Brazzaville, Congo (PANA) – A Agência de Regulação dos Correios e Comunicação Eletrónica (ARCPE) do Congo iniciou novos procedimentos para controlar a qualidade de qualquer importação de equipamentos terminais e rádios eletrónicos no país, em parceria com os serviços das Alfândegas e do Comércio Interno, anuncia esta quinta-feira a rádio pública congolesa.

Para a entrada em vigor desta medida, a partir de outubro próximo, os importadores e atores da telecomunicação foram sensibilizados ao interesse deste procedimento de homologação que visa garantir a qualidade das redes e dos serviços, mas também garantir a segurança dos utilizadores destes equipamentos.

« O controlo técnico da importação será efetuado nos pontos de entrada terrestre, marítima e aérea estabelecidos nas fronteiras nacionais. Se por razões técninas ele não puder ser efetuado no local de desalfandegamento, será realizado nos depósitos e locais de armazenamento”, declarou o diretor-geral da ARCPE, Yves Castanou.

Por outro lado, os serviços das Alfândegas e do Comércio garantiram a sua disponibilidade de velar pela aplicação destas novas medidas de importação destes equipamentos.

Através desta iniciativa, que se inscreve no quadro da promoção dos direitos do consumidor, a ARCPE pretende garantir aos utilizadores dos equipamentos terminais e eletrónicos um material de qualidade que responda às normas internacionais.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 22junho2017