Agência Panafricana de Notícias

Congo aumenta produção de gás butano

Brazzaville, Congo (PANA) - A Empresa Congolesa dos Gáses de Petróleo Liquefeitos (GPL) anunciou esta terça-feira, em Brazzaville, o aumento da produção que passou de 35 para 200 toneladas por dia com vista a abastecer o mercado de gás e tornar este produto disponível e menos caro no Congo.

Este aumento da produção segue-se a um trabalho de modernização de todas as instalações técnicas desta unidade de produção, herdada da antiga empresa, a Hydro-Congo, cuja capacidade de armazenamento totalizava 150 metros cúbicos.

Esta profunda reestruturação técnica permitiu então à empresa GPL multiplicar a sua capacidade de armazenamento para 550 metros cúbicos atualmente, para além de dotar a fábrica de um centro de enchimento eficaz.

O ministro congolês dos Hidrocarbonetos, André Raphaël Loemba, que visitou a fábrica, regojizou-se com a forma como esta unidade de produção está a modernizar-se.

"Constatamos que todas a instalações técnicas obedecem às normas e isto nos regozija. A modernização efetuada aqui obedece às normas técnicas e ambientais visto que a GPL opera num bairro habitado e nós contatamos que tudo se passa normalmente", concluiu Lemba, no termo da visita.

-0- PANA MB/TBM/FK/IZ 30dez2014