Agência Panafricana de Notícias

Congo alberga mini-cimeira sobre crise na RD Congo

Oyo, Congo (PANA) – Uma mini-cimeira que deve agrupar os Presidentes ugandês, Yoweri Museveni, rwandês Paul Kagamé, congolês Joseph Kabila, e Denis Sassou N'Guesso do Congo, inicia-se este domingo em Oyo, a 400 quilómetros a norte de Brazzaville, sobre a crise no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou sábado o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, num comunicado.

« Os quatro chefes de Estado vão discutir em particular sobre a aplicação do acordo das Nações Unidas relativo à situação na RDC, assinado a 24 de fevereiro de 2013 em Addis Abeba (Etiópia) », precisa o comunicado.

Na sua qualidade de Presidente do Comité de Acompanhamento do Acordo de Libreville sobre a Situação na República Centro Africana, o Presidente Denis Sassou N’Guesso passará em revista os esforços envidados no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e das iniciativas em curso para a aplicação deste acordo, à luz dos recentes desenvolvimentos », acrescenta o comunicado.

O Presidente Sassou N’Guesso encontra-se desde sábado de manhã em Oyo, a sua aldeia natal, onde eram esperados este domingo os três outros chefes de Estado que devem participar nesta mini-cimeira.

Denis Sassou N’Guesso, que assume desde janeiro último a Presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), escolheu reunir os seus pares da região, em Oyo, onde ele recebeu separadamente, em janeiro e fevereiro últimos, os seus homólogos Joseph Kabila e Paul Kagamé, para debater sobre as mesmas questões de paz e de segurança na região, lembre-se.

-0- PANA MB/AAS/SOC/FK/IZ 24março2013