Agência Panafricana de Notícias

Congo acolhe forúm internacional sobre povos indígenas da África Central

Brazzaville, Congo (PANA) - A segunda edição do Fórum Internacional sobre Povos Indígenas da África Central (FIPAC2) realizar-se-á de 16 a 19 de Março em Impfondo, na região de Likouala, a cerca de mil quilómetros a nordeste de Brazzaville, declarou o ministro congolês da Economia Florestal, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Henri Djombo.

Este fórum decorrerá sob os auspícios do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, sob o lema “Direitos do povo indígena e dinamismo da conservação da biodiversidade na Bacia do Congo”, de acordo com Djombo.

O FIPAC é um encontro dos representantes dos Estados da África Central, de instituições internacinais, da sociedade civil e das coletividades locais, indica a mesma fonte.

O seu objetivo é encontrar soluções adequadas para questões de proteção e promoção dos direitos e da liberdade, das culturas do povo indígena na África Central e para a gestão sustentável do ecossistema do Bacia do Congo.

A primeira edição deste evento, organizado em abril de 2007, permitiu, entre outras metas, tomar a decisão de organizar este forúm de três em três anos no mesmo lugar, sob a coordenação da Comissão das Florestas da África Central (COMIFAC), instituiçãoo especializada da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

-0- PANA MB/JSG/CCF/DD 12março2011