Agência Panafricana de Notícias

Confusão na Líbia sobre controlo do posto fronteiriço de Ras Jedir após ofensiva militar

Tripoli, Líbia (PANA) - A confusão reinava domingo em torno da passagem fronteiriça de Ras Jedir, na Líbia, após uma ofensiva do Exército líbio para desalojar as tropas da Fajr Libya, uma coligação de grupos armados, com os dois campos a reivindicarem todos o controlo deste posto fronteiriço terrestre comum com a vizinha Tunísia.

O comandante da força aérea líbia, coronel Sagr al-Jerouchi, leal ao general reformado Khalifa Haftar, afirmou que "o Exército conseguiu tomar o controlo do posto fronteiriço de Ras Jedir", sublinhando que duas unidades armadas deixaram as cidades de Zaoui e de Sabratha (oeste) em direção ao ponto de passagem de Ras Jedir com vista ao seu controlo.

Num contacto telefónico com o jornal al-Wassat, o oficial disse que aviões caças bombardearam as forças militares da Fajr Libya para bloquear a sua progressão para Ras Jedir.

Muinto antes, o ministro do Interior do Governo interino líbio reconhecido pela comunidade internacional, Omar al-Sanki, anunciara que o Exército Nacional estava pronto para tomar o controlo do posto fronteiriço de Ras Jedir que foi palco duma ofensiva terrestre e aérea.

As autoridades tunisinas encerraram parcialmente domingo o posto de Ras Jadir, principal ponto de passagem entre a Tunísia e a Líbia, na sequência de bombardeamentos efetuados por aviões de guerra líbios desde o início do dia contra zonas próximas dos limites fronteiriços entre os dois países.

Por sua vez, o porta-voz duma brigada aliada à Fajr libya, Soubhi Jumaa, indicou que as suas forças "controlam inteiramente o posto fronteiriço de Ras Jedir", afirmando a presença do que ele chamou de "ex-rebeldes" desdobrados em toda a zona costeira da cidade de Zouara até Ras Jedir.

Jumaa confirmou igualmente controlo pelas forças da Fajr Libya do ponto de controlo de segurança na aldeia de Aboukamach.

Ele explicou que nove pessoas morreram do lado da Fajr Libya, enquanto 23 outras ficaram feridas em confrontos com o Exército líbio.

Acrescentou que os caças do Exército líbio bombardearam várias vezes este domingo a aldeia de Aboukamach.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 14dez2014