Agência Panafricana de Notícias

Conferência de Munique aborda Governo de união nacional na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O emissário da ONU na Líbia, Martin Kobler, manteve sábado uma reunião sobre a situação na Líbia e a formação do Governo de União, à margem da conferência de segurança de Munique, na Alemanha, que abriu os seus trabalhos sexta-feira com a participação de 550 delegados de 30 países.

Num nota da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Kobler indicou ter-se reunido com o ministro holandês dos Negócios Estrangeiros, com os emissários americano e italiano na Líbia e com a responsável dos Assuntos Políticos do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros para discutir sobre a situação na Líbia.

O presidente do Conselho presidencial do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al Sarraj partiu sábado para Munique onde vai avistar-se com o secretário de Estado americano, John Kerry, antes de se juntar ao Presidente da Câmara de Representantes (Parlamento), Aguila Saleh.

A conferência sobre a segurança de Munique decorre com a participação de chefes de Estado e de Governo e ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de 23 países, incluindo o rei Abdallah II da Jordânia; o Presidente polaco, Andrizy Duba; o seu homólogo ucraniano, Pietro Percenko; e os primeiros-ministros russo, Dmitri Medvedev, e iraquiano, Haider Abadi.

O secretário de Estado americano, John Kerry, os ministros russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, e egípcio, Sameh Chourky; o ministro britânico da Defesa Michael Fallon, e o seu homólogo francês, Jean Yves Le Drian, estiveram também presentes na reunião.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 13fev2016