Agência Panafricana de Notícias

Comunidades Económicas Regionais abertas a investimentos

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Quase todas as Comunidades Económicas Regionais (CER) em África dispõem de estratégias e de planos diretores que exigem o apoio dos Governos e do setor privado para as transformar em projetos e oportunidades de investimento, segundo o secretário-geral adjunto da Comunidade Económica da África Oriental (EAC) encarregue das Infraestruturas e Planificação.

Enos Bukulu fez esta observação durante o encerramento da 19ª reunião do Comité de Vigilância do Fundo de Preparação dos Projetos de Infraestruturas da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (IPPF-NEPAD) e do Ministério britânico para o Desenvolvimento Internacional, na sede da EAC, em Arusha (Tanzânia).

A reunião de 48 horas agrupou representantes de diferentes CER, parceiros de cooperação e desenvolvimento para discutir sobre as melhorias a fazer no processo de adjudicação de concursos públicos, nos formatos de relatórios, na hierarquização dos projetos, na aceleração de desembolsos dos fundos previstos, no reforço das capacidades das partes interessadas, na estratégia para a comunicação e na mobilização dos recursos.

Segundo Bukulu, graças ao trabalho notável que fazem a União Africana (UA), a NEPAD, e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e os numerosos parceiros de cooperação e o desenvolvimento através do IPPF, várias CER prepararam projetos de infraestruturas regionais prioritários que exigem investimento.

« Estou persuadido de que o instrumento IPFF-NEPAD está a cumprir com o seu mandato graças às melhorias apresentadas durante esta reunião », declarou o secretário-geral adjunto da EAC encarregue das Infraestruturas e Planificação.

O IPPF-NEPAD apoia projetos regionais de desenvolvimento infraestruturais nos setores do transporte, da energia, das Tecnologias da Comunicação e da gestão dos recursos hidráulicos.

-0- PANA AR/SEG/NFB/JSG/FK/TON 13nov2013