Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional preocupada com insegurança crescente na RCA

Bangui, República Centroafricana (PANA) – A capital centroafricana, Bangui, foi palco quinta-feira de um ataque lançado por elementos armados não identificados, provocando perdas de vidas humanas e assassinatos dirigidos.

As representações das Nações Unidas, da União Africana (UA), da União Europeia (UE) e de França « condenam com a maior firmeza este ataque e estas maquinações que prejudicam a vida da população e põem em perigo o processo de transição », indica um comunicado conjunto divulgado em Bangui.

Exortaram as autoridades centroafricanas a assumir as suas responsabilidades para uma cessação imediata dos confrontos e o regresso à calma, apelando igualmente à toda a população para demonstrar contenção e não entrar num ciclo de represália.

Desde o golpe de Estado perpetrado pelo grupo rebelde « Seleka » que conduziu à fuga do Presidente centroafricano, François Bozizé, o país está mergulhado numa situação de insegurança crescente cujas populações estão a sofrer das suas consequências negativas, obrigadas a deixar as suas aldeias no termo de violentos confrontos de caráter étnico e religioso.

O projeto de intervenção do Exército francês neste país estava a ser examinado pelo Conselho de Segurança, quando terça-feira última, foi perpetrado o massacre à catanada de civis no norte da capital.

-0- PANA SSB/TBM/FK/IZ 05dez2013