Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional deseja paz consolidada e tranquilidade na RD Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - Embaixadores e chefes de missões diplomáticas acreditadas na República do Congo, pedem aos responsáveis da República Democratica do Congo para publicar resultados tão almejados dos resultados das eleições da 30 de dezembro último para consolidarem a paz e a tranquilidade neste país.

O apelo, a que se associa o chefe do Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, foi lançado sábado último, em Brazzaville, durante a cerimónia de cumprimentos ao casal presidencial, anunciou a rádio pública congolesa.

"Convidamos políticos e a sociedade civil na RDC a fazerem com que a publicação dos resultados das eleições da 30 de dezembro consolide a paz e a tranquilidade no país", frisou o decano do corpo diplomático, Marie Charlotte Fayanga, embaixadora da República Centroafricana.

A diplomata alongou-se sobre o papel diplomático do Presidente Sassou Nguesso na resolução dos conflitos que abalam vários países africanos

Saudou, por outro lado, o regresso progressivo da paz à região de Pool, no sul do Congo, em 2018, após anos de violência.

Por sua vez, o Presidente Sassou Nguesso exortou a comunidade internacional a ouvir a voz de África na resolução da triste crise líbia.

-0- PANA MB/DIM/DD 08jan2019