Agência Panafricana de Notícias

Comunidade internacional chamada a tomar decisões firmes contra Burundi

Genebra, Suíça (PANA) - O alto comissário para os Direitos Humanos, Zeid Raa´d Hussein, exortou a comunidade internacional a tomar medidas firmes e decisivas em relação à situação no Burundi para se evitar a eclosão duma guerra civil de caráter étnico com consequências regionais incalculáveis.

Citado pelo site das Nações Unidas, Hussein lançou este apelo quinta-feira durante uma sessão extraordinária do Conselho dos Direitos Humanos sobre o Burundi, país, que a seu ver, "está perto da guerra civil".

Segundo ele, pelo menos 400 pessoas morreram a contar de 26 de abril último, das quais 68 provavelmente executadas sem serem julgadas em novembro último, ao passo três mil outras foram detidas.

Afirmou que defensores dos direitos humanos e jornalistas independentes já não estão visíveis na cena política do país, e que 120 mil pessoas se refugiaram nos países vizinhos.

Exortou o Governo burundês a tomar todas as medidas necessárias para desarmar milícias armadas aliadas do Governo e fazer respeitar as leis com operações levadas a cabo pela Polícia, pelos serviços de informação e pelas forças de segurança.

Hussein sublinhou a importância da luta contra a impunidade à luz destes tristes acontecimentos.

Advertiu da transformação da crise burundesa numa crise regional, insistindo na necessidade, para todos os países, nomeadamente os vizinhos do Burundi, de desempenharem um papel construtivo para se pôr termo aos confrontos.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 19dez2015