Agência Panafricana de Notícias

Comunidade da África Oriental saúda presidenciais "pacíficas" no Burundi

Nairobi, Quénia (PANA) – A Comunidade da África Oriental (EAC) homenageou esta terça-feira o Governo e o povo burundeses pelo "caráter pacífico" das eleições organizadas, na semana passada.

Num comunicado de imprensa divulgado pelo seu Secretariado, em Arusha (Tanzânia), a organização felicitou os Burundeses pelo sucesso das investiduras, das campanhas eleitorais e processo de votação.

O Burundi é membro deste bloco económico que agrupa seis nações. Os outros Estados parceiros são o Quénia, o Uganda, a Tanzânia, o Rwanda e o Sudão do Sul.

A taxa de participação de 87,8 por cento registada no processo testemunha a vontade do povo do Burundi de participar na determinação do seu futuro político, afirmou a EAC.

A Comissão Eleitotal Burundesa declarou o candidato do partido no poder, Evariste Ndayishimiye, vencedor das presidenciais, no meio de acusações de fraude por parte do seu opositor.

Ndayishimiye, um general do Exército reformado, venceu o escrutínio com 68,72 por cento dos sufrágios. Agathon Rwasa, o principal líder da oposição, obteve 24,19 por cento dos votos.

Tendo Ndayishimiye obtido mais de 50 por cento dos votos, ele evitou uma segunda volta.

Estas eleições de 2020, no Burundi, ocupam um lugar emblemático na história do país, por se tratar da primeira transferência democrática e pacífica do  poder.

"Mais importante ainda, o processo foi realizado com fundos próprios”, acrescentou a EAC.

No espírito da Constituição promulgada, em 2018, a Comunidade exorta todas as partes a demostrar paciência e manter a paz que prevalece atualmente no país.

Convida os Burundeses de qualquer obediência política a preservar a paz e a tolerância que caraterizaram até agora este processo eleitoral.

A conclusão pacífica do processo eleitoral será não só uma grande vitória para o povo do Burundi como também para a EAC, enquanto região, refere a organização sub-regional.

A EAC diz-se pronta para trabalhar com o novo Governo com vista a conduzir o Burundi para novas cimeiras política e económica.

-0- PANA DJ/AR/NFB/IS/SOC/MAR/IZ 27maio2020