Agência Panafricana de Notícias

Companhias aéreas estrangeiras ameaçam boicotar aeroporto nigeriano devido a bombas

Lagos, Nigéria (PANA) – As transportadoras aéreas estrangeiras admitem boicotar, brevemente, o aeroporto internacional Nnamdi Azikiwe da capital federal nigeriana, Abuja, devido aos peristentes atentados bombistas da seita islâmica Boko Haram, revelou segunda-feira o diário “Punch”.

O jornal que cita responsáveis da Aviação Civil nigeriana indica que a decisão das companhias aéreas é motivada pelo ataque à bomba perpetrado a 26 de agosto passado contra o edifício das Nações Unidas em Abuja, o quarto atentado do género nesta cidade desde outubro de 2010.

Pelo menos 23 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas neste último ataque que parece indicar que os insurgentes islâmicos aumentaram a intensidade dos seus assaltos.

Entre as transportadoras que voam para Abuja figuram a britânica “British Airways”, a germânica “Lufthansa”, a francesa “Air France”, a neerlandesa “KLM” e a americana “Delta”.

O aeroporto de Abuja é um dos principais destinos das companhias aéreas que operam na Nigéria.

Outros maiores pontos de entrada no país são os aeroportos internacionais “Murtala Mohammed” de Lagos, a capital económica; “Aminu Kano” da cidade de Kano e “Port Harcourt” na região petrolífera de Delta do Níger.

As autoridades da Aviação Civil nigeriana começaram a instalar as Câmaras de Televisão de Circuito Fechado (CCTV, sigla em inglês) dentro das instalações dos principais aeroportos do país, no quadro de medidas para reforçar a segurança.

-0- PANA SEG/IZ 5set2011