Agência Panafricana de Notícias

Companhias aéreas de Moçambique e São Tomé proibidas na Europa

Bruxelas, Bélgica (PANA) – As transportadoras aéreas de Moçambique e de São Tomé e Príncipe constam da nova lista de companhias aéreas proibidas de sobrevoar o espaço aéreo europeu por desrespeitarem as normas de segurança, soube-se de fonte oficial.

A nova lista foi publicada esta quinta-feira pela União Europeia (UE) com um total de 216 companhias aéreas tidas como violadoras das normas de segurança aeronáutica que ficam, por isso, proibidas de voar no espaço aéreo dos países da UE.

Num comunicado transmitido à imprensa, a Comissão Europeia inclui igualmente nesta lista as companhias aéreas do Benin, do Congo, da RD Congo, do Djibuti, da Guiné Equatorial, da Eritreia, da Libéria, da Líbia, da Serra Leoa e do Sudão.

Por seu turno, as de Angola e do Gabão estão autorizadas a continuar os voos com destino à Europa com algumas condições, nomeadamente, a utilização de certos tipos de aviões.

Segundo o comunicado, a União Europeia está a trabalhar com as autoridades aéreas da África Subsariana para reforçar as normas comuns de segurança, melhorar a supervisão da segurança aérea e aumentar a perícia.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 16jumho2016