Agência Panafricana de Notícias

Companhia aérea congolesa retoma voos para Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- A companhia aérea congolesa Hewa Bora vai retomar os seus voos para Bruxelas com duas ligações por semana, rompendo assim com o acordo assinado com a transportadora belga Brussels Airlines, anunciou segunda-feira, em Bruxelas, um responsável da empresa.
Assim, a Brussels Airlines que efectuava voos diários com destino a Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo (RDC), será obrigada a reduzi-los para cinco ligações semanais.
Todavia, desconhece-se ainda a data em que a Hewa Bora retomará os seus voos para Bruxelas.
A companhia dispõe de apenas um único aparelho, um Boeing 767, que deve ainda obter as homologações das autoridades aéreas europeias.
Com efeito, todas as companhias aéreas congolesas figuram na lista negra, das empresas proibidas de vooar para a Europa por incumprimento das condições de segurança exigidas.
Na sequência da retomada próxima dos voos da Hewa Bora para a capital belga, a Brussels Airlines, decidiu, por outro lado, anular o projecto da companhia Air DC, que devia garantir os voos domésticos na RDC para facilitar as ligações aos passageiros provenientes de Bruxelas ou que se deslocam à capital belga.
Além disso, esta decisão de abandonar o projecto da Air DC está ligada à diminuição do número de passageiros provenientes de Lubumbashi (segunda cidade da RDC após Kinshasa, no extremo sul do país), devido ao encerramento de várias minas em Katanga, vítimas da crise financeira internacional.