Agência Panafricana de Notícias

Companhia Nacional de Eletricidade de Burkina Faso com défice de produção de 50 megawatts

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Companhia Nacional de Eletricidade do Burkina Faso (SONABEL) registou um défice de produção de 50 megawatts, causando cortes de energia neste período de alta demanda causada pelo calor, soube-se junto da empresa.

Falando durante um brefing com a imprensa sexta-feira última em Ouagadougou, o diretor-geral da SONABEL, François de Salle Ouédraogo, declarou que "O subsetor de eletricidade está confrantado com um desequilíbrio persistente entre a oferta da energia e uma demanda crescente cuja taxa de crescimento anual é de cerca de 13 porcento".

"O pico, na gira dos eletricistas, corresponde ao momento em que a demanda é a mais elevada do ano", frisou o responsável, observando que o país está atualmente neste período do ano.

A SONABEL pretende lançar uma campanha de comunicação sobre o défice previsional, a a eficiência energética e o controlo de energia e garantir o abastecimento centrais de combustível.

A isto se juntam a segurança e a fiabilidade das redes de transmissão e distribuição e a intensificação da cooperação com alguns autoprodutores.

O Burkina Faso, que importa a maior parte do seu consumo energético, nomeadamente da Côte d’Ivoire, virou nos últimos anos para a energia solar.

O país possui uma central fotovoltaica com uma capacidade de produção anual de 56 Gwh que representa cerca de seis porcento do consumo da rede nacional interconetada.

-0- PANA NDT/TBM/DIM/DD 10março2018