Agência Panafricana de Notícias

Companhia Líbia de Petróleo negoceia transação com China

Tripoli, Líbia (PANA) – A Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) está a negociar para vender um milhão de barris de crude à China a partir do porto petroleiro de Ras Lanouf, no leste do país, representando a segunda carga exportada a partir deste porto, indicaram sábado a imprensa líbia citando fontes da NOC.

O produto vai ser carregado a 18 de setembro corrente, indicaram as mesmas fontes, precisando que o navio petroleiro que deve transportar o crude ainda não foi escolhido.

Notou que negociações estão atualmente em curso numa outra carga.

Quarto produtor africano de petróleo (1,6 milhões de barris/dia) antes da revolução que destituiu em agosto de 2011, o então regime de Muamar Kadafi, a Líbia encontrou, em 2012, um nível de 1,5 milhão de barril/di antes de baixar ao seu mais baixo nível para menos de 100 mil barris por dia devido a confrontos armados no país.

Atualmente, a produção situa-se entre 300 e 400 mil barris por dia.

Regularmente, o setor petroleiro na Líbia sofre o caos que conhece o país, alimentado pela proliferação de armas de fogo e pela ausência de órgãos de segurança estatais capazes de instaurar a ordem e a disciplina.

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/DD 10set2016