Agência Panafricana de Notícias

Commonwealth saúda esforço da nova Gâmbia para regressar à instituição

Londres, Reino Unido (PANA) - A Commonwealth congratulou-se terça-feira com todo o esforço envidado pelo Governo recentemente eleito da Gâmbia para lhe apresentar um novo pedido de adesão, declarou um porta-voz do Secretariado da referida instituição.

"Acolhemos favoravelmente todo o esforço envidado pelo novo Governo gambiano democraticamente eleito para tentar regressar à Commonwealth. Se este decidir formular um pedido, temos trâmites formais que devem ser seguidos e a adesão é assinada por 52 chefes de Governo", disse o porta-voz.

Quando a Gâmbia deixou esta comunidade anglófona, em 2013, acrescentou, os chefes de Governo reunido na altura em Colombo, no Sri Lanka, lamentaram esta decisão.

Esperamos com impaciência o regresso eventual da Gâmbia pois ela fazia oparte da nossa família muito estreita e as nossas portas estão sempre abertas", concluiu o porta-voz.

De facto, a Gâmbia retirou-se da Commonwealth, uma associação voluntária de mais de 50 Estados independentes e soberanos, sob o regime de Yahya Jammeh em 2013.

-0- PANA AR/MTA/TBM/SOC/FK/DD 15fev2017