Agência Panafricana de Notícias

Commonwealth promete apoiar reforma constitucional do Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O secretário-geral da Commonwealth (Comunidade dos Países Anglófonos), Lamalesh Sharma, prometeu segnda-feira apoiar o processo de reforma constitucional do Quénia, indica um comunicado divulgado terça-feira em Nairobi.
Sharma, que se encontra no Quénia desde segunda-feira última, no quadro da sua visita de três dias, prometeu discutir sobre a reforma constitucional, a juventude e questões bilaterais com as autoridades quenianas durante a sua estada neste país.
O SG da Commonwealth devia dirigir-se à 56ª Conferência da Associação dos Parlamentares desta comunidade, iniciada terça- feira em Nairobi, sob o lema "Parlamento e Desenvovimento no Século XXI".
Ele reunir-se-á igualmente com o ministro queniano da Justiça e Assuntos Constitucionais, Mutula Kilonzo, e o procurador-geral, Amos Wako, para discutir sobre a promessa de apoio da Commonwealth à aplicação da nova Constituição queniana, votada a 4 de Agosto último por referendo.
Sharma manterá também encontro com o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE), Achim Steiner, para estudar os meios de reforçar a cooperação entre as duas partes, pois, disse, "a mudança climática faz igualmente parte das prioridades da Commonwealth".
Antes de chegar ao Qénia, ele tinha declarado que este país "está a tomar medidas muito importantes para consolidar a sua democracia e, por isso, a Commonwealth está pronta para apoiar este processo".
Após o Quénia, o responsável da Commonwealth deslocar-se-á à Zâmbia para se avistar com autoridades políticas locais a fim de abordar questões como a democracia e expetativas dos jovens.
Da agenda da sua visita à Zâmbia constam igualmente encontros, entre outras personalidades, com o Presidente zambiano, Rupiah Banda, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Kabinga Pande.
Ele visitará igualmente, em companhia do ministro zambiano da Juventude, Kenneth Chipungu, o Centro Regional Africano do Programa para a Juventude em Lusaka, a capital zambiana.
Este centro coordena ações a favor do desenvolvimento dos jovens em 19 países da Commonwealth em África.