Agência Panafricana de Notícias

Comité para Proteção de Jornalistas quer abandono de acusações contra blogueiro etíope

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) apelou às autoridades da Etiópia para abandonarem acusações por incitação contra o blogueiro da Zona 9, Atnafu Berhane.

De acordo com o testemunho do blogueiro Berhane, que compareceu perante um tribunal sexta-feira, a Procuradoria decidiu, a 14 de fevereiro corrente, abandonar as acusações contra este último mas, devido a uma falha administrativa, a sua soltura não se efetivou.

Acrescentou que o juiz pediu ao tribunal que apresentasse um ato administrativo, até a 23 de fevereiro corrente, senão o mesmo estará sujeito ao mesmo processo judicial.

O CPJ informa que o julgamento por incitação contra seus colegas blogueiros da Zona 9, designadamente Befekadu Hailu e Natnail Feleke, foi abandonado a 14 de fevereiro.

No entanto, acrescenta o CPJ, o jornalista Elias Gebru continua inculpado por incitação e deve comparecer perante um tribunal a 3 de abril próximo.

"As autoridades etíopes deveriam pôr imediatamente fim às perseguições judiciárias contra Atnafu Berhane para que ele possa juntar-se a Befekadu Hailu e Natnail Feleke, a fim de estarem livres e continuarem a fazer reportagens sem medo de qualquer acusação relacionada ao seu trabalho ", declarou a coordenadora do programa África do CPJ, Angela Quintal.

Quintal também pediu o abandono da ação judicial contra Elias Gebru e a reforma das leis para que ecluda uma imprensa livre e plural.

Os blogueiros da Zona 9 foram nomeados, em 2015, laureados do Prémio Internacional para a Liberdade de Imprensa do CPJ.

-0- PANA BAL/DIM/DD 19fev2018