Agência Panafricana de Notícias

Comité de Orientação da NEPAD avalia progressos do continente

Addis, Abeba, Etiópia (PANA) - Apesar dos progressos feitos na primeira década de aplicação dos programas da Nova Parceria para o Desenvolvimento em África (NEPAD), os países participantes devem ter mais clareza nos seus objetivos para garantir um maior êxito neste domínio, declarou quarta-feira o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Dessalegn.

O primeiro-ministro etíope, igualmente presidente em exercício cessante da UA, declarou que a NEPAD transformou o debate global em África graças à sua liderança.

Falando à cimeira dos chefes de Estado da NEPAD, em Addis Abeba, ele apelou aos líderes do continente para honrar o seu engajamento que visa melhorar a mobilização de recursos para a NEPAD.

Por seu turno, o presidente do Comité de Orientação (HSCOC), o Presidente Macky Sall do Senegal, disse que o seu comité fez vários esforços para promover a NEPAD e os seus objetivos, enquanto África embarca na pesada tarefa de transformação estrutural da sua economia.

Segundo o Presidente Sall, uma das principais atividades da NEPAD é a mobilização dos recursos para os seus programas.

"Devemos empreender esta tarefa colocando a prioridade nos recursos domésticos", acrescentou.

O Presidente senegalês sugeriu a organização de uma Cimeira em junho próximo sobre o financiamento dos projetos e programas utilizados pela NEPAD através do continente africano.

Segundo ele, o Banco Islâmico de Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Mundial, a Comissão Económica das Nações Unidas para África e as Comunidades Económicas Regionais Africanas poderão participar nesta cimeira.

-0- PANA AR/SEG/NA/AAS/MAR/IZ 29jan2014